Sítios Arqueológicos Históricos

CHÁCARA XAVIER

O sítio Chácara Xavier corresponde a uma chácara do século XIX, período cafeeiro no Vale do Paraíba e pertenceu a João da Costa Gomes Leitão.

Localiza-se na região central do município de Jacareí, sendo, portanto, alvo de empreendimento imobiliário. A pesquisa no local realizou-se em 2005, pela equipe da Fundação Cultural de Jacareí, coordenada pelos arqueólogos Claudia Moreira Queiroz e Wagner Gomes Bornal.

Além da antiga residência da propriedade (construída em meados do século XIX), os estudos apresentaram uma variedade muito grande de material arqueológico, representado por fragmentos e peças em cerâmica, louça, vidro, metal, etc. distribuídos em vários locais da chácara, relacionados, principalmente a áreas de depósito de lixo e antigas cozinhas externas.

Localização: Bairro São João, Jacareí
Tipo: Histórico – antiga chácara do século XIX
Pesquisas realizadas: 
- 2005 – Claudia Moreira Queiroz
- 2006 – Claudia Moreira Queiroz
Projetos de Pesquisa:
- Diagnóstico e Reconhecimento Arqueológico – Área destinada à implantação do loteamento Chácara Xavier – Jacareí/SP. Claudia Moreira Queiroz. 2004.
- Projeto de Salvamento Arqueológico – Chácara Xavier – Jacareí/SP. Claudia Moreira Queiroz. 2005.
Relatórios:
- Relatório técnico – Diagnóstico e Reconhecimento Arqueológico – Chácara Xavier. Claudia Moreira Queiroz. Fevereiro 2005.
- Relatório Final – Salvamento do Sítio Arqueológico Chácara Xavier – Jacareí/SP. Claudia Moreira Queiroz. 2006.

Acervo: A pesquisa no sítio Chácara Xavier resultou em uma coleção com cerca de 2.690 vestígios arqueológicos sendo 1.047 fragmentos cerâmicos caracterizados por potes, tigelas e cachimbos, 901 fragmentos de faiança, representados por pratos, pires, xícaras, malgas, tigelas, etc, 479 fragmentos vítreos, relacionados a antigos objetos da residência como copos, frascos de perfume e medicamentos, entre outros, e uma variedade de objetos em metal relacionados ao uso doméstico (colheres) como também restos de material construtivo, de uso agrícola e criação de animais.


















À esquerda, acima: antiga entrada da Chácara Xavier; abaixo: prospecção com evidências arqueológicas relacionadas à "cozinha suja" do século XIX. À direita, acima: evidenciação do nível da calçada junto à residência; abaixo: local de despejo de resíduos, caracterizado como área de refugo secundário nas proximidades da casa e detalhe de vestígio arqueológico.
Fotos: Acervo do Núcleo de Arqueologia da FCJ


http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-06022007-095412/




ESTAÇÃO JACAREÍ I

O sítio arqueológico Estação Jacareí I relaciona-se a uma residência da rede ferroviária do município e data do início da década de 1920. Situa-se na região central onde atualmente encontra-se o parque da cidade.

Neste local, além da antiga residência, constatamos a presença de vestígios arqueológicos do mesmo período, representados por fragmentos de louça.

A residência conserva ainda traços importantes da época em que foi construída, como alguns vãos de portas e janelas, gateiras, óculos, pisos em tábuas com junções em macho e fêmea nos quartos, ladrilho hidráulico na cozinha e telhas importadas de Marselha (telhas francesas), constituindo, portanto, um bem de grande valor, histórico, arqueológico e arquitetônico.

Localização: Parque da Cidade
Tipo: Histórico – antiga residência da rede ferroviária
Pesquisas realizadas:
- 2008 – Wagner Gomes Bornal
- 2009 – Claudia Moreira Queiroz
Projetos de Pesquisa:
- Programa de Resgate Arqueológico do sítio histórico Estação Jacareí I – Jacareí/SP. Claudia Moreira Queiroz. 2009.
Relatórios:
- Salvamento Arqueológico do Sítio Estação Jacareí I – Jacareí/SP. Claudia Moreira Queiroz. 2009.

Acervo:
A pesquisa no sítio Estação Jacareí I resultou em uma pequena coleção de material representao principalmente por louça do início do século XX.



















À esquerda, acima: vista frontal da residência; abaixo: prospecção de cor. À direita, acima: prospecções de solo na área externa da casa; abaixo: evidência do vão original.
Fotos: Acervo do Núcleo de Arqueologia da FCJ